Por se tratar de uma doença que tem duração prolongada e até mesmo pode configurar desfiguração da face, é importante que seja tratada logo no início de seu surgimento, evitando assim, desde as cicatrizes de pele até mesmo os distúrbios emocionais por conta da alteração da auto estima.
O diagnóstico e tratamento deve ser realizado pelo médico dermatologista que fará toda a anamnese necessária para criar o protocolo mais assertivo e individual.
ACNE INFLAMATÓRIA
Quem nunca sofreu com espinhas ou até mesmo cravos, não é mesmo?
O sebo em excesso pode criar um entupimento do folículo piloso (a região que nasce pelos) e esse acúmulo é muito comum, especialmente com a nossa exposição frequente à poluição, deficiência na rotina de pele, mas atenção:
Acne é uma condição inflamatória constante da pele, por isso, é importante observar se a sua espinha é apenas momentânea ou esse quadro é frequente,
pois a acne leva à formação de lesões de diversos tipos, como cravos abertos e fechados, espinhas e pústulas (espinhas com pus). As espinhas são apenas uma das manifestações da acne.
Existem diversos tipos de acnes e graus, você sabia?
Acne Neonatal: Quando nascemos, o corpo do bebê recebe um pouco antes de nascer, por meio da placenta, hormônios que podem causar acne leve e passageira. Outra causa é o estresse do parto, que pode fazer o corpo liberar hormônios, gerando uma acne passageira. Podem aparecer também, pelo mesmo motivo, em bebês de até 2 anos, conhecida como acne infantil.
Acne Vulgar: Como o nome já diz, vulgar vem de comum. Esse tipo de acne é o mais conhecido e geralmente aparece em jovens e adolescentes, justamente devido à transição hormonal.
Acne Conglobata: Essa forma de acne é um pouco mais rara e geralmente aparece em homens jovens, esse tipo de acne pode deixar cicatrizes e se caracteriza pelo surgimento de grandes espinhas no peito, rosto, costas, braços e costas.
Acne Fulminante: Também rara, geralmente deixam cicatrizes graves. Pode ser diagnosticada com mais frequência em homens jovens e pode provocar febre e dores musculares.
Sobre o grau, os mais comuns que podemos encontrar são os graus 1 e 2, mas a acne pode, dependendo da sua intensidade e gravidade, chegar até o grau 5, quanto maior o grau, mais grave.
Mas como cuidar, Dra?
Acompanhe aqui quais são os tratamentos que utilizo.
TRATAMENTOS
LASER E LED
A maioria dos casos de acne iniciam na puberdade, quando os níveis hormonais ficam elevados, especialmente a testosterona (por isso mais comum em meninos). Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo) e com isso, acontece o entupimento dos folículos.
O primeiro passo para cuidar da acne é a consulta com seu dermatologista de confiança. É nela que todos os tratamentos adequados serão indicados, podendo ser desde antibióticos para uso em casa, sabonetes especiais, pomadas… até mesmo, tratamentos clínicos como lasers e LED.
Mas como eles ajudam?
A fototerapia é comumente usada pelos dermatologistas e consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento da acne.
O objetivo é reduzir a colonização de bactérias e diminuir a obstrução do complexo pilossebáceo e a utilização dos LEDs (light emitting diode) ajuda diretamente no estímulo do trabalho das células, que passam a produzir mais fibras elásticas e também o colágeno, colaborando para uma melhor aparência, sem nenhuma agressão, dor ou risco de marcas ou cicatrizes.
Cada cor de LED corresponde a um objetivo diferente no tratamento da acne:
A luz azul é a mais utilizada por sua ação bactericida. Já a luz âmbar é comumente indicada por sua ação anti-inflamatória.
No tratamento da acne, o LED tem ação bactericida, oxigenante e cicatrizante.
Diminui a produção excessiva de oleosidade e secreção sebácea, auxilia na oxigenação e na regeneração do tecido, melhora a hidratação e tem efeito clareador.
Os lasers são utilizados na dermatologia há muitos anos, porém o que varia é seu alcance e foco, determinados pelo seu comprimento de onda.
Seu objetivo é, através do contato da luz com a pele e ligeiro aquecimento, gerar o estímulo anti inflamatório, reduzindo o tamanho das pústulas (espinhas), promovendo uma renovação celular e também, quebra de pigmento existente,clareando as marcas deixadas pela acne ; por isso, podemos perceber em diversos tratamentos a laser para acne, aquele efeito GLOW, clareamento e também, uma melhora na textura de pele.
Aqui na clínica, utilizo o Laser Spectra para o controle da oleosidade e da acne, tanto em adolescentes quanto em mulheres com a acne adulta.
Esse processo leva a diminuição da atividade da glândula sebácea, reduzindo sua atividade e diminuindo progressivamente a acne, além de estimular colágeno e melhorar as irregularidades cutâneas.
Todos os tratamentos dermatológicos são individuais e devem ser sugeridos pelo médico especialista.
Pós-procedimento: pele levemente avermelhada, volta ao normal em alguns minutos.
Tempo de duração do tratamento: vai depender do grau da acne, em geral, 6 sessões.
Resultado: melhora da acne após algumas sessões, depende do grau da acne.
Contraindicação: nenhuma.
DRUG DELIVERY – (SKINSAVERS PARA ACNE)
Muitas vezes, o tratamento domiciliar da acne não é suficiente para o controle das lesões de espinhas e pústulas.
Drug Delivery com os Skinsavers acne control é um tratamento inovador no controle da oleosidade e da acne de adolescentes e adultos.
É uma técnica de permeação de substâncias estéreis e medicamentos através da pele. Na acne utilizamos essa técnica para introduzir ativos anti inflamatórios e secativos na profundidade da pele de forma mais eficaz, controlando pústulas e espinhas inflamadas, além de controlar a oleosidade da pele e reduzir os poros dilatados.
Os Skin Savers são aplicados na pele através de laser, microagulhas ou qualquer outra tecnologia que promova microcanais na derme. Assim os ativos são absorvidos mais rápido e tem sido um ótimo complemento ao tratamento domiciliar da acne que, muitas vezes, não é suficiente para o controle das lesões da pele acneica.
Pós-procedimento: Leve vermelhidão, que desaparece em algumas horas.
Tempo de duração do tratamento: Em geral, uma sessão mensal.
Resultado: Visível de 7 a 10 dias após a primeira sessão.
Contraindicação: não há.
PEELINGS PARA ACNE
O peeling é um tratamento que ajuda a acelerar o processo de renovação celular e é indicado para melhorar a textura da pele e suas irregularidades.
O objetivo de retirar as células envelhecidas e mortas, que já sofreram a ação do tempo, por isso o tratamento é eficaz para remover manchas, cicatrizes da acne e combater a oleosidade excessiva.
Muitas vezes, o tratamento domiciliar da acne não é suficiente para melhorar as espinhas, cravos e excesso de oleosidade, nesta situação pode ser indicados peelings secativos para o controle mais eficaz da inflamação.
Existem, basicamente, 3 tipos de peelings:
Peeling químico – à base de ácidos, como ácido glicólico ou retinóico por exemplo, que leva à esfoliação da camada da pele;
Peeling físico – Aparelhos de dermoabrasão, geralmente conhecido como peeling mecânico, presente nas limpezas de pele. São removidas camadas superficiais da pele.
Peeling a laser – é o uso do laser para o controle da oleosidade, e lesões inflamadas da acne
Para acne, os mais recomendados são os químicos, realizados em consultório:
PEELING SALICÍLICO
O ácido salicílico possui ação para desobstruir os poros, acabar com os cravos, além de ter ação seborreguladora e antiinflamatória, controlando e tratando lesões de espinhas.
PEELING DE ÁCIDO RETINÓICO
O ácido retinóico é um grande aliado da medicina e seu uso para rejuvenescimento da pele, conhecido.
Na acne, ácido retinóico normaliza a queratinização dentro dos poros e impede esse entupimento, evitando o aparecimento de novas lesões, melhorando também a textura.
PEELING DE ÁCIDO GLICÓLICO
O ácido glicólico é um concentrado, encontrado na cana de açúcar, importantíssimo renovador celular. No tratamento da acne, promove clareamento e melhora na textura e de todos os ativos citados, é o menos agressivo, indicado para peles mais sensíveis.
Os peelings geralmente não causam complicações, porém pode ocorrer agravamento das manchas ou queimaduras, principalmente se não forem respeitados os cuidados recomendados pelo dermatologista, por isso, atenção ao acompanhamento médico.
Pós-procedimento: vida normal, podendo haver descamação da pele dependendo do procedimento.
Tempo de duração do tratamento: em média, de 4 a 10 sessões com intervalos que variam de 20 a 30 dias.
Resultado: visível após 1 semana de tratamento
Contraindicação: pacientes com peles muito sensíveis.
CICATRIZES DE ACNE
As cicatrizes de acne são aquelas marquinhas indesejadas na pele que se formam após lesões da acne. Podem surgir também devido à manipulação das espinhas, evitando que a pele se regenere de maneira natural, afinal, quem nunca mexeu naquela espinha, mas cuidado, as lesões podem virar cicatrizes.
Antigamente, os cuidados e recuperação dessas marcas eram um verdadeiro desafio para os dermatologistas e hoje já podemos encontrar excelentes soluções para melhorar essas cicatrizes.
Podem apresentar-se, basicamente, de duas formas:
Cicatriz distensível
São aquelas que nas quais podemos observar melhora ou quase seu desaparecimento quando se estica a pele.
Cicatriz não distensível
Quando não há melhora da cicatriz ao esticar a pele.
Para o tratamento das cicatrizes de acne não bastam as soluções como uso de cremes e remédios que devem ser aplicados no rosto diariamente, mas outras opções incluem o tratamento com ácidos, micro-agulhamento, laser e preenchimento.
Aqui na clínica, tenho uma novidade que vai além dos tratamentos tradicionais e é um dos favoritos para a melhorar da textura de pele e recuperar o tecido lesionado: chama-se TIXEL.
Trata-se de uma tecnologia de termoporação ablativa que emite calor fracionado a 400 graus de forma segura, causando coagulação e promovendo o reparo da pele. Sua vantagem é proporcional aos resultados de lasers fracionados agressivos, porém com pouco tempo de recuperação e segurança.
O calor gerado pelo Tixel também cria microcanais, que vão da camada superficial à camada profunda da pele, facilitando a penetração de ativos como o ácido hialurônico, além de clareadores e outros ativos de efeito anti-aging, chamados de “drug delivery”.
Pós-procedimento: pele levemente avermelhada por algumas horas.
Tempo de duração do tratamento: em média, 3 sessões (podendo sofrer variações de acordo com a necessidade do paciente).
Resultado: a partir da primeira semana de tratamento, com evolução aos 15 dias.
Contraindicação:pacientes que tenham infecção de pele no local a ser aplicado o tratamento.
Para agendar sua consulta ou saber mais sobre os nossos tratamentos, entre em contato.