
As estrias são cicatrizes na pele em forma de linhas que ocorrem devido a fatores hormonais e a um rápido crescimento ou ganho de peso (efeito sanfona).
A estria se forma quando a derme, que é a camada média da pele e que dá a elasticidade, é esticada mais do que deveria, formando assim pequenas listras de estiramento. São muito comuns tanto em mulheres e homens, podem atingir diretamente a autoestima e torna-se uma preocupação estética.
A nossa pele possui propriedades elásticas que a tornam capaz de esticar e encolher de acordo com o crescimento do indivíduo, mas quando essa flexibilidade é acelerada ou exagerada, podem ocorrer lesões e esgarçamentos do tecido. As fibras de elastina, que são responsáveis pela sustentação e elasticidade, sofrem degradação e a pele fica adelgaçada.
Essas lesões viram as cicatrizes que conhecemos como estrias.
Alguns fatores como o uso de corticoides, gravidez, musculação intensa, implantes mamários também contribuem para o surgimento das estrias.
As lesões inicialmente são linhas arroxeadas/avermelhadas (são as estrias vermelhas, visto principalmente nos adolescentes), que com o tempo tendem a ser tornar mais claras ou brancas (estrias antigas), o importante é entender qual o nível da lesão para cuidar de maneira assertiva.
TRATAMENTOS
Peelings para estrias
Os peelings tem uma concentração mais elevada de ativos que proporcionam descamação e regeneração área das estrias.
O procedimento ajuda a reconstruir o colágeno tornando as estrias menos evidentes e pode (ou não) ser associado à outros tratamentos que estimulam a produção de colágeno, e a retexturização da pele.
Pós-procedimento: vida normal, podendo haver descamação da pele dependendo do procedimento.
Tempo de duração do tratamento: em média, de 4 a 10 sessões com intervalos que variam de 20 a 30 dias.
Resultado: visível após 1 semana de tratamento.
Contraindicação: pacientes com peles muito sensíveis.
TERMOPORAÇÃO (TIXEL®) – Ablação Termo Mecânica
O Tixel® é uma nova tecnologia de de termoporação (diferente de ultrassons, radiofrequências e lasers), recém chegada ao Brasil, também conhecida como Ablação Termo Mecânica (ATM).
Produz a neocolagênese (formação de novo colágeno) e melhorar a sensação de irregularidades da pele, incluindo as cicatrizes formadas pelas estrias, restaurando o esgarçamento da pele devido ao efeito sanfona.
Quando em contato com a pele, a Ablação Termo Mecânica transfere calor fracionado para a derme superior, fazendo uma vaporização do tecido, poupando a epiderme (camada superficial), formando pequenos micro canais permeáveis e assim potencializando a permeação de ativos (drug delivery) que vão agir beneficiando a melhora das condições indesejadas da textura da pele.
O benefício é que pode ser aplicado em peles com fototipo alto, ou seja, peles morenas e ainda não precisa de downtime, aquele tempo de reclusão e espera para normalizar a pele.
Pós-procedimento: pele levemente avermelhada por algumas horas.
Tempo de duração do tratamento: em média, 3 sessões (podendo sofrer variações de acordo com a necessidade do paciente).
Resultado: a partir da primeira semana de tratamento, com evolução aos 15 dias.
Contraindicação: pacientes que tenham infecção de pele no local a ser aplicado o tratamento.
Bioestimuladores de colágeno – Estrias
Uma queixa recorrente no consultório são as estrias e, na maioria dos casos, influenciam diretamente a autoestima, especialmente feminina.
Já recebi pacientes que não queriam ir a praia, por exemplo, justamente pela vergonha das cicatrizes de estrias. A boa notícia é que existem tratamentos, tanto para as mais recentes (vermelhas / arroxeadas) até as mais antigas (brancas).
Os bioestimuladores injetáveis são indicados com o objetivo de estimular o colágeno, recuperando a elasticidade perdida e melhorando a textura da pele.
Sua aplicação causa uma leve reação inflamatória na derme profunda (camada intermediária da pele), entrando em contato com células produtoras de colágeno (fibroblastos) ajudando assim, a pele a recuperar sua firmeza e sustentação.
Nossos bioestimuladores são: Radiesse® da Merz (composto por hidroxiapatita de cálcio) e Sculptra® da Galderma (composto por ácido polilático).
As substâncias são reabsorvidas pelo organismo no prazo de, aproximadamente, dois anos – dependendo dos hábitos do paciente.
O número de sessões e a quantidade de produto a ser aplicada será definida pelo médico, de acordo com a particularidade e necessidade de cada paciente. Em média, são necessárias três ou mais aplicações anuais (dependendo da idade e do grau de flacidez) com intervalos de quatro a oito semanas entre elas.
Pós-procedimento: há a possibilidade de surgirem pequenas áreas de vermelhidão ou edemas e hematomas discretos.
Tempo de duração do tratamento: a ser definido pelo médico após avaliação do paciente.
Resultado: perceptível a partir de 30 dias após o procedimento.
Contraindicação: pessoas com histórico de colagenoses (doença autoimune do colágeno). Contraindicado para gestantes ou lactantes.
Para agendar sua consulta ou saber mais sobre os nossos tratamentos, entre em contato.