
Os olhos são “a janela da alma”. Quem nunca ouviu essa expressão, não é mesmo? O nosso olhar conta muito para a harmonia facial e as olheiras acabam sendo um fator negativo nesse equilíbrio.
Existem diversos tipos de olheiras e são caracterizadas, geralmente, por um acúmulo de melanina na região dos olhos, mas vale explicar um pouco mais sobre suas diferenças:
• Olheira pigmentar: é causada pelo excesso de depósito de melanina na pele. Apresenta uma cor amarronzada e geralmente está associada ao fototipo alto, ou seja, peles mais morenas. Pode também estar associada a etnias específicas e sua genética, como turcos, árabes, indianos… A olheira pigmentar também pode ocorrer devido a um processo inflamatório local ou alérgico na região dos olhos, no qual, de tanto o paciente esfregar ou coçar, pode hiperpigmentar a pele local.
• Olheira estrutural: Surge por conta da anatomia óssea do rosto. Com o envelhecimento, acontece a remodelação óssea do crânio e a perda de colágeno, criando aquele aspecto de olhos “fundos”. O que ocorre – na verdade – nesse caso, é uma sombra provocada pelo desnível da região periocular (área dos olhos), que na prática parece um escurecimento.
• Olheira vascular: é causada pelo acúmulo de vasos e veias ou até mesmo, pela congestão dos vasos sanguíneos na região dos olhos. Apresenta uma coloração azulada ou arroxeada, devido à presença do pigmento sanguíneo e é um tipo de olheira que apresenta uma base genética e hereditária. Acontece que a pele fica mais fina no local, ou seja, é possível “enxergar” esses vasos, através do tecido. A dica para esse tipo de olheira é hidratar bastante o local, para que haja o aumento de sua espessura e melhora dessa queixa.
• Olheira mista: Acontece quando há uma soma de um ou mais tipos de olheiras e acredite, isso é bem comum. Os subtipos são conhecidos como vasculares pigmentados, estruturais pigmentados, estruturais vasculares, além da possibilidade de ser uma combinação dos três.
Se essa é uma queixa que também te incomoda, conheça os tratamentos que podem te ajudar!
TRATAMENTOS:
Eyelift (ultrassom microfocado para a região dos olhos)
Para melhorar a região dos olhos, especialmente as olheiras, um protocolo que disponibilizamos é o Eyelift. Nele é utilizada a ponteira microfocada do Ultraformer® III e seu objetivo é promover um rejuvenescimento do olhar, com efeito de lifting, melhorando os aspectos da pele da área periorbital (área dos olhos) e, consequentemente, atenuando as olheiras e rejuvenescendo o olhar, devido a sua capacidade de estimulação de colágeno.
Pós-procedimento: pode haver inchaço, vida normal.
Tempo de duração do tratamento: em média, de 3 a 5 sessões.
Resultado: há uma melhora rápida na textura da pele em poucos dias após o procedimento.
Contraindicação: pacientes que apresentem quadros de colagenoses.
LASER SPECTRA LUMINA® (ND:YAG) PARA OLHEIRAS
O laser Spectra® foi o primeiro laser ND Yag Q-Switched aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) para o clareamento de condições de hiperpigmentação da pele, e se aplica, eficazmente, para amenizar o escurecimento das olheiras.
Na nossa clínica oferecemos esse tratamento desde 2015, acumulando uma vasta experiência no manejo e aplicação do laser no clareamento das olheiras. Pode ser aplicado em todos os tons de pele, inclusive na pele negra.
As olheiras tem causas multifatoriais, desde o depósito de pigmento (melanina) na derme, congestão de microvasos na região das pálpebras, envelhecimento (mudanças ósseas estruturais), afinamento e adelgaçamento da pele da região, fazendo que a coloração azulada de microcirculação contribua, por transparência, para o escurecimento.
O laser é capaz de agir no componente pigmentar e vascular, além de melhorar o estímulo de colágeno na região palpebral, tornando a pele mais espessa e resistente, contribuindo para o não envelhecimento da região.
O clareamento aparece gradualmente e o primeiro sinal de percepção de melhora, é quando o paciente percebe a diminuição do uso de corretivos. O laser Spectra® pode ser aplicado isoladamente ou associados à outros tratamentos para o clareamento das olheiras.
Na nossa clínica, utilizamos de alguns tratamentos associados ao Spectra® para otimizar a despigmentação das olheiras e manter o maior tempo de remissão e controle.
Pós-procedimento: levíssima vermelhidão por algumas horas após o procedimento e, depois, vida normal.
Tempo de duração do tratamento: algumas semanas, dependendo da avaliação médica.
Resultado: entre a terceira e a quinta aplicação.
Contraindicação: este procedimento é contraindicado para pessoas com infecções ativas, inflamações e/ou feridas nas áreas a serem tratadas.
TERMOPORAÇÃO (TIXEL®)
O Tixel® é uma termoporação (diferente de ultrassons, radiofrequências e lasers). Tecnologia recente no Brasil, a Termo Mecânica Ablation ( ATM) age empregando o uso do calor para produzir o efeito desejado: a neocolagênese (formação de novo colágeno) e melhora da sensação de pele envelhecida.
As olheiras pigmentadas e associadas ao envelhecimento da região palpebral se beneficiam com essa tecnologia, pois há um forte estímulo de colágeno e espessamento da pele, diminuindo a flacidez e o adelgaçamento e afinamento da pele.
Quando em contato com a pele, a Ablação Termo Mecânica transfere calor para a derme superior, poupando a epiderme (camada superficial) , formando pequenos micro canais permeáveis e assim potencializando a permeação de ativos clareadores e anti idade (drug delivery) que vão agir beneficiando a melhora do escurecimento e qualidade da pele da pálpebra.
No caso das olheiras, a termoporação é indicada para o tratamento de linhas finas, melhorando a textura da pele da área periorbital, isto é, em torno dos olhos e nas pálpebras superiores e inferiores e, como consequência, melhora das olheiras.
Se existisse um comparativo, poderíamos dizer que possui resultados superiores ao laser de CO2, com a vantagem que pode ser aplicado em peles com fototipo alto, ou seja, peles morenas e ainda não precisa de downtime, aquele tempo de reclusão e espera para normalizar a pele.
Pós-procedimento: pele levemente avermelhada por algumas horas, vida normal.
Tempo de duração do tratamento: em média, 3 sessões (podendo sofrer variações de acordo com a necessidade do paciente).
Resultado: a partir da primeira semana de tratamento, com evolução aos 15 dias.
Contraindicação:pacientes que tenham infecção de pele no local das olheiras.
Preenchimento com Ácido Hialurônico
O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento que permite preencher a depressão da área dos olhos, principalmente em pacientes com olheiras fundas ou sombreadas que desfavorecem a região, fazendo com que a área apresente uma melhora aparente.
Muitas vezes o preenchimento deve ser global da face e não somente nas olheiras. Quando a causa das olheiras é estrutural, há sinais de remodelamento ósseo e uma abordagem total da área periorbicular é necessária.
Pós-procedimento: leve inchaço em alguns casos,podendo durar alguns dias.
Tempo de duração do tratamento: sessão única (podendo sofrer variações de acordo com a necessidade do paciente).
Resultado: imediato.
Contraindicação: pacientes com infecções no local de aplicação.
Para agendar sua consulta ou saber mais sobre os nossos tratamentos, entre em contato.